Revista INFAD 2012

ISSN EDICIÓN EN PAPEL: 0214-9877

Nº2, Vol. 1, pp. 33-42 doi: en trámite
pdf Ver PDF

Subjective well-being of elderly in social responses seniors home and home support service.

Lisete dos Santos Mendes Mónico, António Antunes Frazão, Daniela Filipa Francisco Clemente pp. 33-42

Abstract

Introdução: O Bem-Estar subjetivo tem sido abordado no âmbito do desenvolvimento do adul-to e relacionado com a saúde mental, embora se verifique a necessidade de avaliar as repercussões das respostas sociais disponíveis ao idoso no referido bem-estar.
Objetivos: Pretende-se avaliar e comparar a percepção do bem-estar subjetivo nas respostas sociais Lar de 3ª Idade e Serviço de Apoio Domiciliário. Analisam-se os efeitos das variáveis idade, estado de saúde, género, estado civil e (não)inserção em atividades de lazer na autopercepção do bem-estar subjetivo dos idosos.
Desenvolvimento/Método: Aplicou-se a Revised Philadelphia Geriatric Center Scale (PGCMS-R) a uma amostra de idosos institucionalizados, em lar de 3ª idade, e não institucionalizados, utentes do Serviço de Apoio Domiciliário. Os resultados evidenciaram uma superioridade na percepção do bemestar subjetivo dos idosos não institucionalizados comparativamente aos institucionalizados, bem como dos homens em relação às mulheres. Não se registou qualquer efeito da idade. Os ido-sos solteiros ou divorciados apresentaram uma melhor percepção do bem-estar subjetivo, seguin-do-se os casados e os viúvos. O número de doenças assinalado mostrou-se negativamente correlacionado com o estado de saúde. Por último, os idosos ativos e inseridos em atividades culturais apresentaram uma melhor percepção do bemestar subjetivo comparativamente aqueles que desen-volveram atividades passivas.
Conclusão: Verificou-se que existem fatores no bem-estar subjetivo associados à institucionalização, tais como a dependência física, idade avançada e viuvez. O residir na comunidade está associado a menos idade, maiores índices de autonomia física, menos viuvez e consequentemente a uma melhor percepção do Bemestar Subjetivo.
Keywords: clave

pdf Ver PDF