Revista INFAD 2012

ISSN EDICIÓN EN PAPEL: 0214-9877

Nº2, Vol. 1, pp. 149-160 doi: en trámite
pdf Ver PDF

The informal caregiver of dependent elderly: levels of burden and related variables.

Lisete dos Santos Mendes Mónico, Joana Rita André Custódio, Antó.nio Antunes Frazão pp. 149-160

Abstract

Introdução: Os cuidados prestados entre familiares e os seus idosos dependentes retratam uma situação que perdura no tempo. A prestação de cuidados ao idoso dependente resulta frequentemente em sobrecarga, envolvendo longos períodos de tempo dispensados ao idoso, desgaste físico, custos financeiros, sobrecarga física, emocional e socioeconómica para os cuidadores informais. A família e os outros cuidadores pertencentes à rede informal são considerados como o principal pilar de apoio ao idoso em situação de dependência, pelo se revela necessário estudar esta realidade.
Objetivos: O objectivo principal do presente estudo empírico consiste em avaliar o nível de sobrecarga do cuidador informal do idoso dependente. Analisam-se um conjunto de variáveis associadas à prestação dos cuidados informais tais como as estratégias de coping, as expectativas do cuidador e o nível de dependência do idoso.
Desenvolvimento/Método: Foram administrados os seguintes instrumentos de medida amostra a uma amostra de cuidadores informais de ambos os géneros de idosos dependentes: Escala de Sobrecarga do Cuidador (ESC; Sequeira, 2007), índice para Avaliação das Maneiras como o Barthel (Mahoney & Barthel, 1965, cit in Sequeira, 2007).
Conclusão: Apurou-se uma relação negativa entre a percepção de sobrecarga subjetiva do cuidador e a idade e o estado de saúde do idoso. Os cuidadores autoavaliam de forma razoável a eficácia das estratégias que usam, verificando-se uma relação negativa entre o número de estratégias utilizadas para superar as dificuldades inerentes à prestação de cuidados e a sobrecarga sentida na relação interpessoal com o idoso. A relação entre as estratégias e as expectativas do cuidador no referente aos cuidados prestados mostrou-se positiva. Os resultados são discutidos com base no desenvolvimento de mecanismos de coping do cuidador e de competências na prestação de cuidados.
Keywords: Idoso dependente; cuidador informal; estratégias de coping; Sobrecarga do cuidador

pdf Ver PDF