Revista INFAD 2012 |
ISSN EDICIÓN EN PAPEL: 0214-9877 |
Nº2, Vol. 1, pp. 123-134 | doi: en trámite |
Ver PDF |
A pesquisa sobre envelhecimento em portugal: uma análise a partir de teses de mestrado defendidas nas faculdades de desporto portuguesas.
António J. Domingues Faustino, André Leonardo Gonçalves Ramalho,
Hélder Filipe Balona Rodrigues & José Ricardo Gomes Henriques
pp. 123-134
Abstract
A intenção do estudo foi caraterizar a produção científica no âmbito do Envelhecimento na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, entre os anos de 2000 e 2011.
A pesquisa realizada foi do tipo bibliográfica, seguida duma análise quantitativo-qualitativa dos dados.
A busca da produção científica em Envelhecimento foi estruturada em Dissertações, investigadas exclusivamente no meio on-line. A pesquisa nos repositórios ocorreu utilizando palavras-chave. Posteriormente ao encontro dos dados foram realizadas algumas classificações referentes aos autores e seus trabalhos.
Com base na recolha dos dados, foram analisadas oitenta e seis dissertações, e do respetivo tratamento podemos concluir que: o género dos autores é predominantemente feminino; o focus de estudo está centrado na investigação dos efeitos da atividade física no idoso e na compreensão do processo de envelhecimento e a sua relação com o movimento humano; a maioria das amostras é de grande dimensão; a tipologia de instrumentos mais utilizados é o inquérito; a maioria das dissertações foi realizada no campo; a análise dos dados foi predominantemente através de estatística descritiva; a tendência de investigação está centrada no paradigma quantitativo; quanto ao tipo de estudo predomina o Ex post facto.
Keywords: Envelhecimento, investigação, teses de mestrado, gerontomotricidade.