A importância do projeto de educação para a saúde e a sua aplicação em meio escolar

Aldina Mª Santos Ribeiro Cruz e Silva, Anabela da Silva Coutinho

Resumen


A saúde escolar, durante o século XX, tem estado sujeita a diversas reformas. Entretanto, mudanças significativas ocorreram nos sistemas de saúde e de educação. No Sistema Educativo, novos desafios se colocam: a par do trabalho de transmissão de conhecimentos organizados em disciplinas, a escola deve, também, educar para os valores, promover a saúde, a formação e a participação cívica dos alunos, num processo de aquisição de competências que sustentem as aprendizagens ao longo da vida e promovam a autonomia. Através de várias legislações ao longo dos cem anos e reformas respectivas, surgem intervenções prioritárias na saúde escolar através do Ministério da Educação, tais como vacinação, oral, alimentar, segurança, físico, ambiental. A Educação para a Saúde é uma mais-valia para a melhoria da qualidade de vida de todos os alunos. O programa existente da Educação para as Saúde informa e procura promover, incutir, prevenção, a intervenção hábitos e comportamentos relacionados com uma vida saudável a nível física, intelectual, mental e social.


Palabras clave


Educação para a saúde; promoção da saúde; saúde escolar

Texto completo:

PDF

Referencias


Almeida, C., Batista, I., Almeida, J. (2011). Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação. Bibliografia: Rocha, A., Marques, A., Figueiredo, C., Almeida, C., Batista, I., Almeida, J. (2011). Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação.

Rocha, A., Marques, A., Figueiredo, C., Almeida, C., Batista, I., Almeida, J. (2011). Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação. Millenium, 41 (julho/dezembro). pp. 69-87. Bibliografia: Rocha, A., Marques, A., Figueiredo, C.,




DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.687 Statistics: Resumen : 209 views. PDF : 120 views.  

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




Copyright (c) 2016 Aldina Mª Santos Ribeiro Cruz e Silva, Anabela da Silva Coutinho

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

"International Journal of Developmental and Educational Psychology."

Revista Infad de Psicología.

ISSN digital: 2603-5987

ISSN impreso: 0214-9877