Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção “Cuidar-se para Saber cuidar”

Contenido principal del artículo

Rosa Cristina Lopes

Resumen

Este artigo apresenta o processo subjacente à conceção de um programa de intervenção com estudantes no sentido do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com o objetivo de avaliar a eficácia e eficiência do programa desenvolveu-se, numa triangulação de métodos, um estudo com componentes qualitativa e quantitativa. A amostra aleatória é constituída por 62 estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (Escola da Região Centro de Portugal). Considerou-se como critério de seleção a inexistência de realização de Ensino Clínico. Na recolha de dados utilizaram-se os instrumentos: Ficha de avaliação da sessão (natureza qualitativa) e Ficha de avaliação global do programa (natureza quantitativa). Os resultados da avaliação contínua e da avaliação global do Programa são bastante positivos permitindo concluir que a estrutura, estratégias e técnicas utilizadas nas sessões são adequadas e eficazes na abordagem das competências a desenvolver e para a consecução dos objetivos, permitiu um notável desenvolvimento das competências – comunicacional, emocional, de escuta, empática, de cooperação, de assertividade, em entrevista de enfermagem e relação de ajuda – e da consecução das expectativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Lopes, R. C. (2015). Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: avaliação do programa de intervenção “Cuidar-se para Saber cuidar”. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 365–376. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2015.n1.v1.19
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Rosa Cristina Lopes, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal.

 Integra a Unidade Cientifica Pedagógica de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

 Leciona, atualmente, as unidades curriculares Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria e Desenvolvimento Pessoal e Competências Relacionais em Enfermagem, no Curso de Licenciatura em Enfermagem e a unidade curricular de Respostas Humanas nas Perturbações de Ansiedade e da Imagem Corporal no Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria.

 Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 Doutora em Ciências de Enfermagem, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

 É Investigadora da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), nos Grupos de Investigação - Formação de Profissionais de Saúde e Educação para a Saúde e Bem-estar, Saúde e Doença.

 Integra os Projetos Estruturantes de Investigação: Formação e desenvolvimento pessoal e profissional dos enfermeiros e estudantes do ensino superior em enfermagem; Imigração, saúde mental e multiculturalidade; Prevenção de comportamentos suicidários (Projeto + Contigo); PBE-MENTAL - Prática Baseada na Evidência em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e no Estudo Associado Promoção em e com Saúde na ESEnfC.

 

Citas

Almeida, L., & Morais, F. (1997). Programa Promoção Cognitiva. Barcelos: Didálvi.

Amado, J. (2000). A técnica de análise de conteúdo. Referência, 5, 53-63.

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo (3ª ed.). Lisboa: Edições 70.

Beck, A. (1997). Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artes médicas.

Caballo, V. (2008a). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Livraria Santos Editora.

Caballo, V. (2008b). Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Livraria Santos Editora.

Cano, I. (2008). Introdução à avaliação de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. (2003). No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de psicologia, 8(3), 413-420.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. (2006). Habilidades sociais: Conceitos e campo teórico-prático. Acedido em http://www.rihs.ufscar.br

Del Prette, A., Del Prette, Z., Barreto, M., Bandeira, M., Rios-Saldaña, M., Ulian, A., … Villa, M. (2004). Habilidades sociais de estudantes de psicologia: um estudo multicêntrico. Psicologia: Reflexão e crítica, 17(3), 341-350.

Dias, M. (2008). Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais: um Estudo no Ensino Superior. Tese de Doutoramento em Psicologia, apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aveiro.

Ellis, A. (1995). Rational Emotive Behaviour Therapy. In R. Corsini, & D. Wedding, (Eds.), Current Psychotherapies (5ª ed., pp. 162-196). Itasca: IL Peacock.

Hesbeen, W. (2000). Cuidar no hospital: Enquadrar os cuidados de enfermagem numa perspectiva de cuidar. Loures: Lusociência.

Jardim, J. (2007). Programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais: estudo para a promoção do sucesso académico. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aveiro.

Lin, Y., Shiah, I., Chang, Y., Lai T., Wang, K., & Chou, K. (2004). Evaluation of an assertiveness training program on nursing and medical students’ assertiveness, self-esteem, and interpersonal communication satisfaction. Nurse Education Today, 24, 656-665.

Lopes R, Azeredo Z, & Rodrigues R. (2012). Relational skills: needs experienced by nursing students. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 26(6), 1081-1090.

Lopes, R. (2012). Competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem: Implicações de um programa de intervenção no Saber fazer Relacional. Tese de Doutoramento em Ciências de Enfermagem apresentada ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Lopes, R., Azeredo, Z, & Rodrigues, R. (2011a). Desenvolvimento de competências pessoais e sociais em estudantes de enfermagem como promotor do êxito em Ensino Clínico. Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(3), 245-254.

Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2011b). Cuidar-se para Saber Cuidar - Programa de intervenção com estudantes de enfermagem. Referência, III Série, Suplemento, (2), 120.

Lopes, R., Azeredo, Z., & Rodrigues, R. (2013). Competências relacionais dos estudantes de enfermagem: Follow-up de programa de intervenção. Revista de Enfermagem Referência, 9, 27-36.

Magalhães, P., & Murta, S. (2003). Treinamento de habilidades sociais em estudantes de psicologia: em estudo pré-experimental. Temas em Psicologia da SBP, 11(1), 28-37.

Murta, S. (2005). Aplicações do treinamento de habilidades sociais: análise da produção nacional. Psicologia: Reflexão e crítica, 18(2), 283-291.

Oliveira, D. (2008). Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Revista Enfermagem EERJ, 16(4), 569-576.

Phaneuf, M. (2005). Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures: Lusociência.

Pinto, J. (2010). Gestão Pessoal da Carreira: Estudo de um Modelo de Intervenção Psicológica com Bolseiros de Investigação. Tese de Doutoramento em Psicologia, apresentada à Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Ribeiro, J. (2008). Metodologia de investigação em psicologia e saúde (2ª ed.). Porto: Legis Editora/Livpsic.

Rogers, C. (1974). Tornar-se pessoa (2ª ed.). Lisboa: Moraes Editores.