A virgindade nos adolescentes: perspetiva dos enfermeiros portugueses dos CSP

Contenido principal del artículo

Manuel Alberto Morais Brás
Eugénia Maria Garcia Jorge Anes

Resumen

A adolescência e um período de metamorfoses, que impelem o jovem a assumir as suas próprias decisões. Na puberdade, o organismo é tomado pelas transformações biológicas e impulsos sexuais, o “espaço” pessoal altera-se procurando ajustar-se. A aproximação ao grupo e afastamento da família, assumem uma importância decisiva no âmbito da sexualidade. As transformações, divergências e contradições que pululam na adolescência são entendidas como fonte de problemas de saúde onde o início de relações sexuais, cada dia mais precoces, assumem papel decisivo. Identificar a opinião dos enfermeiros portugueses dos CSP sobre o significado da virgindade na rapariga e rapaz aos 20 anos. Quantitativa, estudo descritivo-correlacional e transversal. Colheita de dados por questionário. Opinaram 1735 enfermeiros de 226 centros de saúde de Portugal continental, Madeira e Açores. Os enfermeiros menores de 38 anos, licenciados, sem filhos adolescentes, sem formação específica para lidar com adolescentes e sobre sexualidade associam a virgindade aos 20 anos no rapaz e rapariga, à espera pelo momento e amor certos e falta de oportunidades. Os enfermeiros com 38 ou mais anos, com especialidade ou mestrado, com filhos adolescentes, formação específica para lidar com adolescentes e sobre sexualidade associam a virgindade no rapaz e na rapariga aos 20 anos, à falta de informação sobre sexualidade ou opção de vida. Dos enfermeiros 76,8% considera que socialmente a virgindade não tem a mesma conotação social para rapazes e raparigas. No geral 43,5% dos enfermeiros consideram a virgindade uma opção de vida. Dos enfermeiros 42,2% consideram que as raparigas esperam mais que os rapazes pelo momento e amor certos. Para os enfermeiros do sexo feminino (p menor que 0,05), a virgindade da rapariga aos 20 anos, é  pureza, opção de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Morais Brás, M. A., & Garcia Jorge Anes, E. M. (2019). A virgindade nos adolescentes: perspetiva dos enfermeiros portugueses dos CSP. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 5(1), 321–334. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v5.1604
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Manuel Alberto Morais Brás, Universidad de Extremadura

Profesora Departamento de Psicología y Antropología

Facultad de Educación
Universidad de Extremadura

Eugénia Maria Garcia Jorge Anes, Instituto Politécnico de Bragança

Investigador integrado da
UICISA: e professora na Escola de Saúde IPB

Citas

Andrade, M. I. (1996). Labirintos da Sexualidade. Porto. Porto Editora.

Brás, M. A. M. (2002). Razão e Emoção a Sexualidade do Adolescente a Perspectiva do Profissional de Enfermagem. Porto. ICBAS. Universidade do Porto.

Brás, M. A. M. (2008). A Sexualidade do Adolescente: a Perspectiva do Profissional de Enfermagem. Porto. ICBAS. Universidade do Porto.

Brás, M. F. M. (2012). Sexualidade na adolescência: análise da perspectiva do adolescente face à sexualidade. Bragança: Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Dissertação de Mestrado em Gestão das Organizações. IPB

Cladeira, E. C. V. (2015). Promocao da sau de e desenvolvimento dos adolescentes: a educacao sexual em contexto escolar. Tese de Doutoramento em Enfermagem. ESEL Universidade de Lisboa.

Geest, V. M. C. V. D. (2016). Avaliacao de necessidades de treinamento de profissionais de enfermagem na area da sexualidade. faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeira o Preto Departamento de Psicologia. São Paulo.

Gomes, A. M. (2007). Centro de Saúde, a saúde sexual das mulheres em Portugal. 17 de Julho de 2007, 21 horas. RTP1

Macpherson, A. (2001). Sexualidade e Adolescência. UPDATE, Planeamento Familiar (Fevereiro), pg: 26-27.

Maroco, J. (2007). Análise Estatística. Lisboa. Edições Sílabo.

Marques, A. M. (2000). Educação Sexual em Meios Escolares – Linhas Orientadoras. Ministério da educação. Lisboa.

Marques, A. M. & prazeres, V. (2000). Educação Sexual Em Meio Escolar. Linhas Orientadoras. Editorial do Ministério da Educação; pg: 7-30.

Nodin, N. (2000). Os jovens portugueses e a sexualidade em finais do século XX. Lisboa: Associação para o Planeamento da Família. (25 / 26); 10 – 18. Lisboa.

Nodin, N. (2000). Sexualidade e Relações Afectivas em Jovens Adultos: Uma Revisão. Sexualidade e Planeamento Familiar. (25 / 26); 10 – 15. Lisboa.

Nodin, N. (2001). Adolescentes, o Sexo e os Outros. Sexualidade e Planeamento Familiar. Lisboa 31; 37-41.

Prazeres, V. (1998). Saúde dos Adolescentes Princípios Orientadores. Lisboa. Direcção Geral da Saúde.

Prazeres, V. (2003). Saúde Juvenil no Masculino: Género e saúde sexual e reprodutiva. Lisboa. Direção Geral da Saúde.

Rosa, J. (2001). Deveraneios. Revista Saúde e Bem-estar. 88; 6-33.

Sá, E. (2007). Livro de Reclamações. Programa apresentado na SIC, 2.ª feira durante o Jornal da Noite.

Sampaio, D. (2006). Lavrar o Mar. 1.ª Edição. Lisboa. Editorial Caminho.

Serrão, D. & Nunes, R. (1998). Ética em Cuidados de Saúde. Porto. Porto Editora.