Adolescências: a educação, a doença e a droga

Contenido principal del artículo

Lucas Glasner Pessoa
Carlos Calebe Afonso Ferreira Pinheiro

Resumen

A adolescência, definida como um período de moratória social, caracterizada - entre outras coisas pelo processo de se identificar e de se diferenciar da família, dos amigos e do mundo, é vivenciada de maneiras diferentes, por sujeitos diferentes e em diferentes realidades. Com isso, o objetivo deste trabalho é transitar por algumas dessas realidades, explorando suas particularidades e a maneira que elas perpassam na construção da identidade do adolescente e refletem em seu desenvolvimento; sendo elaborado a partir da vivência empírica, levando, posteriormente, à uma busca bibliográfica. Na realidade da escola tradicional, o adolescente vivencia uma verticalização da relação professor-aluno, caracterizada por pouco espaço para fala – o que reflete a não utilização da criatividade na aprendizagem do educando e uma não colocação ativa do aluno na sala, repercutindo em aspectos que compõem seu desenvolvimento e que vão além do processo de ensino-aprendizagem. Na realidade do hospital, a doença gera no adolescente alguns medos, inseguranças e déficits na construção de sua autoimagem. A dicotomia hospital-casa nem sempre será positiva e poderá levar ao abandono escolar, afastamento dos vínculos de sua cidade de origem e algumas limitações na alimentação e no lazer. Na realidade do CAPS, o adolescente chega com uma demanda de uso de droga. O uso dela, nessa etapa do desenvolvimento, se dá, em parte, pela busca de uma identidade que, de certa forma, rompa com a infância e traga um sentimento de comunidade e pertença à adultez. Porém, o uso da mesma também está entrelaçado com a dinâmica familiar e a história de vida que este adolescente possui. Por fim, pôde-se concluir que na adolescência há uma pluralidade de adolescências que podem ocorrer com o sujeito, existindo diferentes maneiras que ele pode lidar com sua realidade particular e tomar para si aspectos que irão compor seu desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Glasner Pessoa, L., & Ferreira Pinheiro, C. C. A. (2019). Adolescências: a educação, a doença e a droga. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 173–180. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n1.v2.1427
Sección
Artículos

Citas

Bittencourt, A. L. P., França, L. G., & Goldim, J. R. (2015). Adolescência vulnerável: fatores biopsicossociais relacionados ao uso de drogas. Revista Bioética, 23(2), 311-319.

Bowlby, J. (2001). Formação e rompimento de vínculos afetivos. Bowlby J. Formação e rompimento dos laços afetivos. São Paulo: Martins Fontes, 167-208.

Brasil. Lei n0 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União. 13 jul 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/L8069Compilado.htm.

Conde, A. B. Q., López, M. R., Nieto, A. B., & Martínez, M. C. P. (2016). Desajuste clínico y escolar y síntomas emocionales en niños y adolescentes diabéticos y no diabéticos. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología., 2(1), 251- 260.

Chehaibar, G. Z. (2002). Bioética e crença religiosa: estudo da relação médico-paciente testemunha de Jeová com potencial risco de transfusão de sangue. Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo.

Diniz, D. P., Romano, B. W., & Canziani, M. E. F. (2006). Dinâmica de personalidade de crianças e adolescentes portadores de insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise. J Bras Nefrol, 28(1), 31-8.

Diniz, E., & Koller, S. H. (2010). O afeto como um processo de desenvolvimento ecológico. Educar em Revista, 26(36), 65-76.

Duarte Júnior, J. F. (1984). O que é realidade. São Paulo: Brasiliense. Eisenstein, E. (2005). Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolescência e Saúde, 2(2), 6-7.

Hall, S. (2001). A identidade cultural na pós-modernidade. (5 ª ed.). Rio de Janeiro: DP&A.

Knobel, M., & Aberastury, A. (1981). Adolescência normal. Porto Alegre: Artes..

Lobo, L. A., & Barbosa, M. C. L. (2017). Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da Bahia. Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA, 10(33), 32-42.

Medeiros, G. A. (2002) Por uma ética na saúde: algumas reflexões sobre a ética e o ser ético na atuação do psicólogo. Psicologia: ciência e profissão, 22(1), 30-37.

Moraes, L. A. S. S. (2009). Identidade do adolescente na contemporaneidade: contribuições da escola. TransFormações em Psicologia (Online), 2(1), 86-98.

Patto, M. H. S. (1997). Introdução à psicologia escolar. Casa do Psicólogo.

Rabello, E., & Passos, J. S. (2009). Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento. Consultado em, 16, 08-13.

Rogers, C. R. (2017). Tornar-se pessoa. WWF Martins Fontes.

Rogers, C. R., & Rosenberg, R. L. (1977). A pessoa como centro. EPU.

Suárez, A. S. (2005). Crise de identidade na adolescência: breve análise e implicações para a práxis religiosa segundo a teoria de Erik Erikson. Acta Científica. Ciências Humanas, 2(9), 31-38.

Santrock, J. W. (2009). Psicologia educacional. AMGH Editora.

Verissimo, R. (2002). Desenvolvimento psicossocial (Erik Erikson).