Relações entre stress parental, tempo dispensado aos filhos e ajuda nos TPC

Contenido principal del artículo

Ana Rita Reis e Silva
Lisete Mendes Mónico
Luiza Nobre-Lima
Maria Jorge Ferro

Resumen

A discussão académica acerca da questão dos trabalhos para casa (TPC) justificam a concretização do trabalho que agora aqui se apresenta. Neste artigo analisam-se as opiniões de pais e filhos face aos TPC e a associação dessas perspectivas com o stress parental. A amostra foi constituída por 50 crianças a frequentar o 2º ciclo do ensino público português e 50 pais. Utilizou-se um Questionário sociodemográfico e escolar para as crianças e adultos e a Escala de Stress Parental para pais. Neste estudo, a quase totalidade das crianças tem TPC diários, de dificuldade percebida entre “pouca” e “alguma”. Apesar de a maioria das crianças reconhecerem que os TPC contribuem para a obtenção de melhores notas, consideram que são em quantidade excessiva e que recorrem à ajuda dos progenitores para os realizar (sobretudo, recorrem ao apoio da mãe), ocupando assim cerca de uma hora diária. A maioria dos pais considera os TPC úteis na aprendizagem dos educandos, embora concordem que retiram tempo para a comunicação e interação familiares e podem ser fonte de conflito. Consideram que o volume de TPC é inadequado e reconhecem que os filhos não gostam de os fazer sendo que apenas ajudam quando para isso são solicitados. A opinião de que a aprendizagem deve ser feita exclusivamente na escola acolheu suporte por mais de metade dos pais. Registámos, em termos médios, níveis baixos de stress parental, embora mais elevados nos pais das crianças que têm TPC diários. Os pais que nunca ajudam a fazer os TPC apresentam menos preocupações parentais mas, por outro lado, a satisfação é maior e os medos e angústias menores nos pais que ajudam sempre os filhos. O stress parental foi menor em pais que dispensam mais tempo aos seus filhos, sobretudo pelas pontuações mais baixas na Falta de Controlo e Medos e Angústias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Reis e Silva, A. R., Mendes Mónico, L., Nobre-Lima, L., & Ferro, M. J. (2015). Relações entre stress parental, tempo dispensado aos filhos e ajuda nos TPC. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 351–364. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2015.n1.v1.131
Sección
Artículos

Citas

Andrada, E.G.C.; Belling, G.; Benetti, I.C.; & Rezena, B. (2009). Prontidão escolar e estresse parental. Psícologia para América Latina. Revista Electrónica Internacional de la Union Latinoamericana de Entidades de Psicología. Disponível em: http://psicolatina.org/18/prontitud.html.

Araújo, M. (2009). Crianças Ocupadas. (1ª Ed.) Lisboa: Prime Books

Barnett, R. C., Gareis, K. C., Sabattini, L., & Carter, N. M. (2010). Parental concerns about after-school time: Antecedents and correlates among full-time employed dual-earner parents. Journal of Family Issues, 31(5), 606-625.

Beja, M.J. (2009). Escola e família: Da inevitabilidade da comunicação à construção de uma realidade relacional. (Estudo exploratório no 1º ciclo do ensino básico). Tese de Doutoramento apresentada à Universidade da Madeira. Funchal. (TD não publicada).

Berry, J. O., & Jones, W. H. (1995). The Parental Stress scale: Initial psychometric evidence. Journal of Social and Personal Relationships, 12, 463-472.

Carvalho, M.E.P., & Burity Serpa, M.H. (2006). Dever de casa: Visões de mães e professoras. Olhar de Professor, 9 (1), 31-46.

Colaço, M. (2007). A relação Escola-Família e o envolvimento dos pais: representações de professores do 1º Ciclo do Concelho de Rio Maior. Dissertação de mestrado não publicada: Universidade Aberta. Acedido em 12, abril, 2012 em http://hdl.handle.net/10400.2/651

Gonçalves, E. (2010). Envolvimento parental nos trajectos escolares dos filhos nas escolas integradas e escolas segmentadas. A Influência sobre os resultados escolares dos alunos. Dissertação de mestrado não publicada: Universidade Nova de Lisboa. Acedido em 14, outubro, 2012 em http://run.unl.pt/bitstream/10362/ 5695/1/disserta%C3%A7%C3%A3o_final _EvaGon%C3%A7alves.pdf

Marques, R. (1988). A escola e os pais: Como colaborar? Lisboa: Texto Editora.

Marujo, H., Neto, L., & Perloiro, M. (2002). A família e o insucesso escolar. Lisboa: Editorial Presença.

Mixão, M. L., Leal, I., & Maroco, J. (2010). Escala de stress parental. In I. Leal & J. Maroco (Eds.), Avaliação em sexualidade e parentalidade (pp. 187-206). Porto: LivPsic.

Perrenoud, F. (1995). Ofício de aluno e o sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora.

Ramey G. & Ramey V.A. (2010) The Rug Rat Race. University of California: San Diego. Acedido em 13, abril, 2015 em http://econ.ucsd.edu/~vramey/research /Rugrat.pdf

Reis, P. (2009). A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso. Artigo publicado em Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho: Braga.

Silva, I. (2009) A Gestão de Tempo dos Alunos – Perceções dos Alunos do Ensino Básico. Dissertação de mestrado não publicada: Universidade do Algarve: Faro. Acedido em 15, outubro, 2012 em https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1 /712/1/TESE%20DE%20MESTRADO%20A%20gest%c3%a3o%20de%20tempo%20 dos%20alunos.pdf

Villas-Boas, A. (1998). The effects of parental involvement in homework on student achievement in portugal and luxembourg. Childhood education, 74, 367-371

Villas-Boas, A. (1994). A relação Escola-família inserida na problemática das reformas curriculares. Revista ESES, 5, Janeiro, 12-15.